terça-feira, 30 de março de 2010

QUEREMOS NOSSO SINDICATO INDEPENDENTE, LIVRE PARA LUTAR PELOS BANCÁRIOS

Em maio deste ano elegeremos uma nova Diretoria e um novo Conselho Fiscal para o nosso Sindicato. Nos apresentamos como opção para colocar nosso Sindicato no rumo certo. Nós somos bancários e bancárias que queremos mudanças verdadeiras. Queremos nosso Sindicato ao lado dos direitos e conquistas da categoria. Nós acreditamos, temos esperança e queremos te convidar para, juntos, vencermos com uma chapa independente de qualquer governo, de direções de bancos e de banqueiros. O Sindicato é dos bancários.

A ATUAL DIREÇÃO DO SINDICATO ESTÁ ATRELADA AOS GOVERNOS, DIREÇÕES DE BANCOS E BANQUEIROS.

O grupo que dirige nosso Sindicato há duas décadas quer continuar com falsas promessas. Mas nós não aceitamos mais. Já sabemos que eles estão presos a acordos políticos. Parte da atual diretoria está trabalhando no governo do estado, mesmo liberada para a entidade sindical. No dia do aniversário do Sindicato, em vez de comemorar com a categoria, a direção fez uma festa para a governadora, demonstrando claramente seu atrelamento político. Eles esqueceram de defender os direitos, conquistas e interesses dos bancários e bancárias. O que se vê, na prática, é que eles defendem as direções dos bancos, indicadas pela governadora.

Nos últimos três anos não tivemos nenhuma vitória importante com esse grupo. Em todos os bancos há o aumento da exploração com metas abusivas, assédio moral, salários arrochados e doenças ocupacionais. Ano após ano os bancos batem recordes de lucros à custa do nosso trabalho, enquanto nós, bancários, vivemos uma situação cada vez mais difícil nas agências. Todos sentimos no bolso a queda do poder de compra dos nossos salários e a redução da PLR na última campanha salarial, mesmo com o aumento de lucro dos bancos.

No BANCO DO BRASIL não entraram com ação na justiça para cumprir as cláusulas que tratam do Plano Odontológico e PCCS, negando um direito já conquistado dos bancários; na CAIXA, a reestruturação traz descomissionamentos, o banco quer reduzir salários e a implantação do novo PCC/PFG não aconteceu; no BASA a diretoria do sindicato votou junto com a direção do banco pelo fechamento do pior acordo salarial dos últimos anos e nada fez para proteger os bancários diante do “Novo Plano de Negócios”; no BANPARÁ foi a Associação de Funcionários que lutou e conquistou o novo PCS enquanto o Sindicato defendeu e defende sempre os interesses do governo do estado; nos BANCOS PRIVADOS, as metas abusivas, o assédio moral e a alta rotatividade atingem brutalmente os bancários, enquanto isso a direção do sindicato faz de conta que trabalha em prol da categoria. Na verdade, eles estão preocupados em se perpetuar na direção do Sindicato e em reeleger a governadora.

NÓS QUEREMOS MUDAR!

Nós queremos mudar essa história. Estamos te convidando para apoiar nossa chapa independente. Queremos restabelecer a democracia e a autonomia da categoria. Queremos livrar nosso Sindicato desse atrelamento aos governos e às direções de bancos. Queremos que nosso Sindicato nos defenda com seriedade e competência, lutando de verdade por melhores condições de trabalho e de vida, por melhores salários, por segurança e saúde para nós, bancários e bancárias de todos os bancos públicos e privados. O Sindicato é dos bancários, é nosso! Vamos juntos, com independência e autonomia, ganhar de verdade o nosso Sindicato para o nosso lado!


*


Nenhum comentário: