Credenciada pelo seu elogiado desempenho à frente da AFBEPA, a Associação dos Funcionários do Banco do Estado do Pará, da qual é presidente reeleita, Kátia Furtado (foto) é candidata de oposição a presidente do Sindicato dos Bancários do Pará, pela chapa 2, Sindicato Livre é dos Bancários. “O que vimos nos últimos três anos, não foi uma gestão sindical compromissada com os seus representados e com sua missão estatutária na defesa dos bancários. Ao contrário, a categoria bancária tem sido assaltada em sua crença e confiança, dia após dia, sem que a atual diretoria do Sindicato se posicione firmemente ao lado dos bancários”, assinala Kátia, ao comentar a decisão de sair candidata, em oposição a atual diretoria, acusada de estar atrelada ao governo Ana Júlia Carepa. “Junto comigo se somam bancários e bancárias de todos os bancos públicos e também de bancos privados que, da mesma forma, acreditam, têm esperança e querem um Sindicato livre, realmente dos bancários”, sublinha Kátia, em sua manifestação sobre sua candidatura. “Não tenho dúvidas de que, em uma campanha, nossos adversários farão o possível para queimar a bandeira da mudança, claro, eles querem se perpetuar no poder; mas nós faremos uma campanha limpa, ética, propositiva e alegre e não nos curvaremos a ataques pessoais ou menores, porque nosso sonho, nosso projeto, nossa esperança é muito grande e forte e vamos mostrar aos bancários e bancárias nossas melhores propostas para a categoria”, arremata, em pronunciamento reproduzido no blog da AFBEPA, cujo endereço é http://afbepacoragem.blogspot.com/ .
Acima, o boletim destinado aos bancários e bancárias do Banco do Brasil. O primeiro material impresso da Campanha, depois do manifesto. Na semana que vem teremos o boletim geral e os boletins específicos por banco, mas o Banco do Brasil saiu na frente.
Os bancários e bancárias do BB estão aceitando com muito entusiasmo e debatendo nas agências as propostas da CHAPA 2 SINDICATO LIVRE É DOS BANCÁRIOS. A receptividade é muito positiva, especialmente porque concordam que é necessária a Ação de Cumprimento para fazer cumprir o ACT no que diz respeito ao PLANO ODONTOLÓGICO. Concordam também que, mesmo sendo o atual presidente do Sindicato um funcionário do BB, na última gestão pouco se avançou na defesa e na garantia de conquistas para os bancários do Banco do Brasil.
Nossa CHAPA 2 SINDICATO LIVRE É DOS BANCÁRIOS conta com valorosos nomes do Banco do Brasil, dentre eles o João Mota, que vem como Secretário Geral, acompanhando Kátia Furtado e Sílvio Kanner na cabeça de chapa, o Otávio Queiroz, delegado sindical, que vem como candidato a Diretor de Esportes, a Joana Lustosa, que vem como candidata a Diretoria de Bancos Federais e o Ezequiel França, além de outros.
Agradecemos aos bancários e bancárias do BB e pedimos seu apoio. Com seu voto, vamos juntos e trazer, de verdade, o nosso sindicato independente, autônomo e livre, para o lado dos bancários.
Hoje a Associação de Funcionários do Banpará postou em seu blog, uma carta emocionada de Kátia Furtado, onde nossa candidata a Presidenta do Sindicato dos Bancários explicita, claramente, os motivos que a levaram a aceitar a massiva indicação de seu nome para encabeçar a CHAPA 2 SINDICATO LIVRE É DOS BANCÁRIOS.
Chama a atenção na carta, o relato de um trecho de sua história, quando Kátia despertou para um compromisso maior com a defesa da vida e da dignidade, como um princípio plantado em seu coração.
A carta é bela, emociona, toca a sensibilidade. Clique aqui. Vale a pena ler e conhecer o que pensa nossa Candidata a Presidenta na CHAPA 2 SINDICATO LIVRE É DOS BANCÁRIOS.
Em maio deste ano elegeremos uma nova Diretoria e um novo Conselho Fiscal para o nosso Sindicato. Nos apresentamos como opção para colocar nosso Sindicato no rumo certo. Nós somos bancários e bancárias que queremos mudanças verdadeiras. Queremos nosso Sindicato ao lado dos direitos e conquistas da categoria. Nós acreditamos, temos esperança e queremos te convidar para, juntos, vencermos com uma chapa independente de qualquer governo, de direções de bancos e de banqueiros. O Sindicato é dos bancários.
A ATUAL DIREÇÃO DO SINDICATO ESTÁ ATRELADA AOS GOVERNOS, DIREÇÕES DE BANCOS E BANQUEIROS.
O grupo que dirige nosso Sindicato há duas décadas quer continuar com falsas promessas. Mas nós não aceitamos mais. Já sabemos que eles estão presos a acordos políticos. Parte da atual diretoria está trabalhando no governo do estado, mesmo liberada para a entidade sindical. No dia do aniversário do Sindicato, em vez de comemorar com a categoria, a direção fez uma festa para a governadora, demonstrando claramente seu atrelamento político. Eles esqueceram de defender os direitos, conquistas e interesses dos bancários e bancárias. O que se vê, na prática, é que eles defendem as direções dos bancos, indicadas pela governadora.
Nos últimos três anos não tivemos nenhuma vitória importante com esse grupo. Em todos os bancos há o aumento da exploração com metas abusivas, assédio moral, salários arrochados e doenças ocupacionais. Ano após ano os bancos batem recordes de lucros à custa do nosso trabalho, enquanto nós, bancários, vivemos uma situação cada vez mais difícil nas agências. Todos sentimos no bolso a queda do poder de compra dos nossos salários e a redução da PLR na última campanha salarial, mesmo com o aumento de lucro dos bancos.
No BANCO DO BRASIL não entraram com ação na justiça para cumprir as cláusulas que tratam do Plano Odontológico e PCCS, negando um direito já conquistado dos bancários; na CAIXA, a reestruturação traz descomissionamentos, o banco quer reduzir salários e a implantação do novo PCC/PFG não aconteceu; no BASA a diretoria do sindicato votou junto com a direção do banco pelo fechamento do pior acordo salarial dos últimos anos e nada fez para proteger os bancários diante do “Novo Plano de Negócios”; no BANPARÁ foi a Associação de Funcionários que lutou e conquistou o novo PCS enquanto o Sindicato defendeu e defende sempre os interesses do governo do estado; nos BANCOS PRIVADOS, as metas abusivas, o assédio moral e a alta rotatividade atingem brutalmente os bancários, enquanto isso a direção do sindicato faz de conta que trabalha em prol da categoria. Na verdade, eles estão preocupados em se perpetuar na direção do Sindicato e em reeleger a governadora.
NÓS QUEREMOS MUDAR!
Nós queremos mudar essa história. Estamos te convidando para apoiar nossa chapa independente. Queremos restabelecer a democracia e a autonomia da categoria. Queremos livrar nosso Sindicato desse atrelamento aos governos e às direções de bancos. Queremos que nosso Sindicato nos defenda com seriedade e competência, lutando de verdade por melhores condições de trabalho e de vida, por melhores salários, por segurança e saúde para nós, bancários e bancárias de todos os bancos públicos e privados. O Sindicato é dos bancários, é nosso! Vamos juntos, com independência e autonomia, ganhar de verdade o nosso Sindicato para o nosso lado!
Kátia Furtado é bancária do Banpará há 20 anos. É uma leonina pura, uma guerreira de coração grande. Solidariedade é sua marca. Seu forte senso de justiça a colocou no caminho do Direito. É advogada e está se especializando na área trabalhista, a que mais lhe interessa. Reelegeu-se Presidenta da Associação de Funcionários do Banpará porque seu trabalho foi amplamente reconhecido entre os colegas de banco.
Uma de suas principais lutas foi na conquista do PCS, quando saiu à frente, mobilizando o funcionalismo para pressionar a atual direção do Sindicato dos Bancários a convocar a assembléia que aprovou a Ação de Cumprimento. A partir daí, os bancários do Banpará conquistaram a Tutela Antecipada que determinava que o PCS deveria ser implantado em janeiro de 2010, com efeito retroativo a 18 de maio de 2009, data acordada no ACT para implantação do PCS. Neste episódio e em outros, a atual direção do Sindicato dos Bancários defendeu os interesses da direção do Banpará e não da categoria.
Foi então que Kátia percebeu que a categoria precisava ter uma alternativa nesta eleição que se aproxima, uma opção de voto que mudasse para melhor, que colocasse o poder legal de representação do Sindicato ao lado dos bancários. Indicada por consenso pelos bancários e bancárias que estão na chapa e pelos apoiadores, Kátia Furtado é a candidata a Presidenta do Sindicato dos Bancários e, com seu voto, com o seu apoio, irá conduzir uma gestão limpa, ética e comprometida com a defesa dos direitos e conquistas dos bancários.
Da mesma forma Sílvio Kanner e João Mota, respectivamente bancários do Banco da Amazônia e do Banco do Brasil, um agrônomo e outro administrador, são homens que fizeram uma opção de vida muito clara: dedicar seu tempo e sua energia a construir caminhos de organização dos bancários e bancárias. Em seus bancos, são colegas solidários com os demais, nunca se calam diante de uma injustiça, e impulsionam os debates em prol das melhores condições de trabalho e de vida para a categoria. Sílvio Kanner é o candidato a Vice-presidente e João Mota, a Secretário Geral do Sindicato dos Bancários na CHAPA 2 SINDICATO LIVRE É DOS BANCÁRIOS.
Nos próximos posts apresentaremos os 36 bancários e bancárias da CHAPA 2 SINDICATO LIVRE É DOS BANCÁRIOS. Todos, sem excessão, são homens e mulheres valorosos, que estão dispostos a doar sua vida, seu tempo livre, e sua força de trabalho pela causa comum e maior em defesa da categoria bancária. Você está muito bem representado em nossa chapa.
Aqui também apresentaremos nossas propostas e estaremos sempre abertos ao diálogo construtivo e respeitoso. Você pode participar, comente.
Vamos, juntos, vencer e trazer o Sindicato para o nosso lado, o lado dos bancários, independente e livre, autônomo e soberano. Só depende de você, de cada um de nós, de todos nós, juntos!
Kátia Furtado, presidenta; Sílvio Kanner, Vice e João Mota, Secretário Geral, encabeçam a CHAPA 2 SINDICATO LIVRE É DOS BANCÁRIOS, que fará uma campanha limpa e propositiva, ética e alegre, mostrando as melhores propostas e pedindo o seu voto, o seu apoio, para mudar nosso Sindicato para melhor. Queremos nosso Sindicato ao nosso lado, dos bancários e bancárias.
1º DE MAIO, DIA DE LUTA DO TRABALHADOR
SEMENTE DO AMANHÃ, A LETRA
Ontém um menino que brincava me falou que hoje é semente do amanhã. Para não ter medo que esse tempo vai passar, não se desespere não, nem pare de sonhar. Nunca se entregue, nasça sempre com as manhãs. Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar. Fé na vida, fé no homem, fé no que virá. Nós podemos tudo. Nós podemos mais. Vamos lá fazer o que será. (Gonzaguinha)